Nos dias 4 e 5 de outubro de 2024, a atleta Fiorella Bonaguro, do Dojō Arita, que tem seu Portfólio de Atletas conosco, participou do Curso de Atualização Técnica, ministrado pelo renomado Mestre Yoshizo Machida, promovido pela JKA SC. Ela também participou do III JKA SC Oktober Festival, realizado em Blumenau, Santa Catarina.
Eventos como esses citados exemplificam o papel fundamental que o Karate desempenha ao preservar e transmitir seus valores, aqui fica destacado e considerado, os eventos são tão importantes que mestres viajavam de um País ao outro para compartilhar seus conhecimentos. Este artigo é baseado em estudos e pesquisas sobre o Karate–dō, tendo como tema principal a importância dos seminários e cursos de Karate com a presença de Mestres respeitáveis, como por exemplo: Yoshizo Mashida.
O Impacto dos Eventos no Desenvolvimento
Assista o vídeo dos Eventos que inspiração deste artigo, do canal oficial da Atleta Fiorella Bonaguro:
Eventos de Karate como Cursos de atualização técnica, Seminários têm influencias tradicionais e são essenciais para o progresso dos karatecas, eventos como esses que foram organizados pela federação JKA SC, oferecem oportunidades para os praticantes aprimorarem suas habilidades diretamente de mestres experientes e renomados internacionalmente, vale enfatizar, o fato deles viajaram do Japão para o Brasil, reforça ainda mais a seriedade e os valores do Karate.
Ao assistir o vídeo do evento que Fiorella Bonaguro participou, fica evidente como esses momentos são cruciais para o desenvolvimento dos praticantes. A presença de um mestre renomado como Yoshizo Machida não só proporciona um treinamento de alta qualidade, mas também fortalece os pilares do Karate: disciplina, respeito e resiliência, que são qualidades essenciais na sociedade em que vivemos, e ainda mais, mantém um costume comum no Karate-dō: Ensinamentos transmitido de geração para geração.
A Influência do Karate por Meio dos Seminários
A realização de seminários é uma prática comum no Karate, até mesmo internacionalmente. Mestres como Masatoshi Nakayama, Hidetaka Nishiyama e Tetsuhiko Asai, que foram os sucessores diretos de Gichin Funakoshi (Conhecido popularmente como o Pai do Karate moderno ), foram responsáveis pela disseminação do Karate-dō pelo mundo cada qual da sua forma, principalmente a partir das décadas de 1960 e 1970. Esses mestres viajavam para diversos países, levando consigo não apenas a técnica, mas os princípios filosóficos e culturais que fazem do Karate uma arte marcial única.
Gichin Funakoshi
Gichin Funakoshi (冨名腰 義珍), Shōtō (松涛), é o principal Mestre de Karate-dō (空手道) do estilo Shōtōkan (松涛館) no Japão. Vale lembrar e informar, Funakoshi não criou o Karate, pois já existia esta arte marcial em Okinawa, que era uma forma de combate regional que unia elementos de arte marcial local e influencias chinesas. Na época, Funakoshi aprendeu o Karate sob os ensinamentos de dois mestres de Okinawa , Yasutsune (Anko) Itosu (安恒糸洲) e Yasutsune (Anko) Azato (安里安). Posteriormente, Funakoshi adaptou as técnicas aprendidas, de uma forma que fosse alinhada com os princípios do Budō (武道) (O Caminho do Guerreiro), ele incorporou aspectos filosóficos (Melhor palavra que encontrei para definir) e foco no autodesenvolvimento, em 1922, Funakoshi introduziu o Karate-dō no Japão, mais tarde, o estilo se popularizou e ficou conhecido como Shōtōkan.
Masatoshi Nakayama (中山正敏) – Foi um dos principais influentes e discípulo de Gichin Funakoshi e teve um papel fundamental na sistematização e popularização do Karate-dō Shōtōkan, promovendo a prática de forma internacional , ele foi o primeiro chefe da Japan Karate Association (JKA).
Ele foi pioneiro em utilizar a ciencia no treinamento, criando manuais e textos técnicos, como publicado na sua série “Dynamic Karate”.
Hidetaka Nishiyama (西山英峻) – Foi Discípulo de Gichin Funakoshi , sendo um dos principais disseminadores do Karate-dō nos Estados Unidos e também na criação da International Traditional Karate Federation (ITKF). Ele ajudou a moldar a imagem do karate como esporte, defendendo em preservar a arte marcial tradicional diante a transformação social.
Tetsuhiko Asai (浅井 哲彦) – Ele foi um discípulo da JKA e usou sua influencia para expandir o karate mundialmente, viajando para muitos países, introduziu variações de katas e fundou a Japan Karate Shotokai (JKS).
Yoshizo Mashida (町田嘉三) – É um renomado Mestre de Karate-dō (8º Dan) e pai do Lutador MMA Lyoto Machida, ele mudou-se do Japão para o Brasil em meados dos anos 60, uma história de muita garra e luta, fundou sua escola e começou a ensinar o Karate. O que é uma honra para o Brasil.
Em um fórum, Portal do VT, é possível interpretar determinado carisma de Yoshizo Mashida para com a cultura dos samurais, até porque segundo a entrevista, Mashida carrega determinada sabedoria que define sua essência, que é baseada num samurai do século XVIII:
為せば成る、為さねば成らぬ何事も
Naseba naru, nasaneba naranu nanigotomo.
Tudo pode ser realizado se desejarmos profundamente, mesmo aquilo que é considerado impossível.
Mediante pesquisas, deduzo que seja do Samurai Yamamoto Kansuke, que viveu durante o período Sengoku, sendo um dos principais estrategistas do famoso Daimyo Takeda Shingen, a tradução pode ter determinadas variáveis, mas a essência é a mesma, pois reflete o valor do esforço contínuo e da determinação, que são princípios fundamentais na vida dos samurais e na prática do Karate-dō.
Vantagens dos Eventos de Karate para os Atletas
Depois, de apresentarmos alguns renomados mestres em diferentes lugares, épocas, podemos considerar que os eventos de Karate oferecem inúmeras vantagens para os praticantes e atletas, que vão além do aperfeiçoamento técnico. Entre os principais benefícios, podemos destacar:
1. Aprimoramento Técnico: Sob a orientação de mestres de alto nível, os atletas têm a oportunidade de aprender técnicas avançadas e refinar seus movimentos.
2. Fortalecimento da Disciplina e Respeito: Durante os eventos, o espírito de disciplina e respeito é reforçado, mantendo a tradição, esses elementos são essenciais para o desenvolvimento dos praticantes nas suas mais diversas formas.
3.Integração e Socialização: Eventos como o Oktober Festival promovem a união entre karatecas de diferentes lugares, fortalecendo o espírito de comunidade e colaboração. Isso também é uma oportunidade para praticantes trocarem experiências e criarem laços duradouros, tanto dentro quanto fora do dojo.
A Contribuição do Karate para a Sociedade
O impacto dos eventos de Karate vai muito além de técnicas de combate. Os eventos e toda a prática do Karate é uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e social. Os valores de disciplina, respeito e autocontrole cultivados no dojō se estendem para a vida cotidiana, ajudando a formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e resilientes, que tende a refletir positivamente na sociedade em que vivemos.
Atletas como Fiorella Bonaguro desempenham um papel fundamental na disseminação desses valores. Ao compartilhar suas experiências em redes sociais, como YouTube, Fiorella Bonaguro contribui para promover e perpetuar o Karate, tornando-o mais conhecido para uma nova geração de diferentes idades, essa postura ajuda a sociedade entender o que é o caminho das mãos vazias.
*Este Artigo teve contribuições da Vanessa Bonaguro, que é a mãe da Atleta Fiorella Bonaguro, contribuições na redação e nos materiais.