Cubos Mágicos

Cubos Mágicos

Que Jianyu Bate Recorde no Cubo Mágico 

Que Jianyu é uma criança de 12 anos que bateu o recorde do Guinness depois de resolver três cubos de Rubik fazendo malabarismo em cinco minutos e seis segundos. Seu talento foi demonstrado em Dezembro de 2017 em um programa de talentos chinês. Segundo a Página CNET, duas pessoas do Júri do Guinness contribuíram para seu reconhecimento.
O Menino aos sete anos de idade já bateu o recorde de ser a pessoa mais nova a resolver um cubo de Rubik de três por três com olhos vendados.

A Invenção do Cubo Mágico

Os Cubos Mágicos foram inventados por Erno Rubik, Professor de Arquitetura de Budapeste (Hungria), que também é Designer de Interiores, conferencista no Departamento de Design Interior na Academia de Artes Aplicadas e Ofícios.

Erno Rubik

A invenção do cubo mágico teve um inicio difícil e um futuro promissor, a invenção foi ter melhores respostas depois do lançamento internacional em 1980, estima-se que naquela época foram vendidos em torno de 350 milhões de cubos.

A invenção do Cubo de Rubik é considerada uma das invenções que causa mais frustrações e desafiadoras, isto porque, se deparar com o cubo embaralhado é um desafio de raciocino lógico o que leva a certas perguntas: O que devo fazer? Qual a instrução?

A sensação de algo impossível de resolver é uma característica desta invenção, realmente trata-se de puro raciocínio lógico

Que Jianyu

Algumas curiosidades do Cubo de Rubik

Um ano depois de Ernõ Rubik conseguir a patente, o japonês Terutoshi Ishige entrou com um pedido para o registro de um cubo bastante similar ao do húngaro. E um ano antes do húngaro, o americano Larry Nichols patenteou um cubo semelhante, cuja estrutura era estabilizada com ímã. O brinquedo de Nichols foi rejeitado por inúmeros fabricantes, inclusive a Ideal Toys, que mais tarde comprou o projeto de Rubik.

A construção dos Cubos Mágicos segue uma teoria matemática chamada teoria do grupo. O brinquedo ficou tão popular entre os matemáticos que uma subteoria da teoria do grupo foi batizada de “subteoria do grupo do cubo mágico”.

Em 1980 e em 1981, o cubo mágico ganhou o prêmio Toy of the Year (“brinquedo do ano”), promovido anualmente pela Associação Internacional da Indústria de Brinquedos.

Rubik tinha batizado o invento de “Cubos Mágicos”, como é conhecido aqui no Brasil. Mas a lei de patentes da Hungria, na época regida por um governo comunista, não permitia a ampliação dos registros em caráter internacional. Por isso, quando a Ideal Toys foi registrar o brinquedo, teve de mudar o nome para “cubo de Rubik”

Com o lançamento do cubo mágico, surgiram também os primeiros campeonatos de resolução do desafio. Uma estudante vietcongue de 16 anos ganhou o primeiro campeonato mundial de cubo mágico, que aconteceu em Budapeste em 1982. Ela resolveu o jogo em 22,95 segundos.

Existem mais de 40 quatrilhões de combinações possíveis em um cubo mágico (são exatamente 43.252.003.274.856.000 combinações).

Veja o Vídeo de Que Jianyu batendo recorde do Guinness depois de resolver três cubos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *