Os Cubos Mágicos foram inventados pelo professor de Arquitetura de Budapeste (Hungria) chamado Erno Rubik, também conhecido por Designer de Interiores, conferencista no Departamento de Design Interior na Academia de Artes Aplicadas e Ofícios.

 

Erno Rubik

 

Assim como muitas coisas novas, sua invenção teve um começo difícil porém com seu lançamento internacional de 1980 , estima-se que foram vendidos 350 milhões de cubos.

Quando se depara com o Cubo de Rubik embaralhado, a impressão que se passa é : o que deve fazer? qual é a instrução? com a sensação de "impossível resolver" o Cubo  tornou-se uma das invenções frustantes e viciantes já produzidas, além de puro raciocínio Lógico.

Que Jianyu

Que Jianyu é uma criança de 12 anos que bateu o recorde do Guinness depois de resolver três cubos de Rubik fazendo malabarismo em cinco minutos e seis segundos. Seu talento foi demonstrado em Dezembro de 2017 em um programa de talentos chinês. Segundo a Página CNET diz que tinha duas pessoas do Júri do Guinness que lhe deram seu reconhecimento.
O Menino aos sete anos de idade já bateu o recorde de ser a pessoa mais nova a resolver um cubo de Rubik de três por três co olhos vendados.

 

Algumas curiosidades do Cubo de Rubik

Um ano depois de Ernõ Rubik conseguir a patente, o japonês Terutoshi Ishige entrou com um pedido para o registro de um cubo bastante similar ao do húngaro. E um ano antes do húngaro, o americano Larry Nichols patenteou um cubo semelhante, cuja estrutura era estabilizada com ímã. O brinquedo de Nichols foi rejeitado por inúmeras fabricantes, inclusive a Ideal Toys, que mais tarde comprou o projeto de Rubik.

A construção dos Cubos Mágicos segue uma teoria matemática chamada teoria do grupo. O brinquedo ficou tão popular entre os matemáticos que uma subteoria da teoria do grupo foi batizada de “subteoria do grupo do cubo mágico”.

Em 1980 e em 1981, o cubo mágico ganhou o prêmio Toy of the Year (“brinquedo do ano”), promovido anualmente pela Associação Internacional da Indústria de Brinquedos.

Rubik tinha batizado o invento de “Cubos Mágicos”, como é conhecido aqui no Brasil. Mas a lei de patentes da Hungria, na época regida por um governo comunista, não permitia a ampliação dos registros em caráter internacional. Por isso, quando a Ideal Toys foi registrar o brinquedo, teve de mudar o nome para “cubo de Rubik”

Com o lançamento do cubo mágico, surgiram também os primeiros campeonatos de resolução do desafio. Uma estudante vietcongue de 16 anos ganhou o primeiro campeonato mundial de cubo mágico, que aconteceu em Budapeste em 1982. Ela resolveu o jogo em 22,95 segundos.

Existem mais de 40 quatrilhões de combinações possíveis em um cubo mágico (são exatamente 43.252.003.274.856.000 combinações).

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE